CTC acha para você

Pesquisa personalizada

Resultados da Pesquisa

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Final de carnaval

Final do carnaval é sempre a mesma história; ressaca.
Mas como funciona a ressaca?
Quando o álcool é consumido, ele entra na corrente sanguínea e faz com que a hipófise no cérebro bloqueie a criação da vasopressina. Sem esta substância química, os rins enviam a água diretamente para a bexiga ao invés de reabsorvê-la no organismo. É por isso que quando o álcool é ingerido, a diurese aumenta. Na manhã seguinte de uma grande bebedeira, o corpo envia uma mensagem desesperada, solicitando que seu suprimento de água seja reposto, geralmente manifestada por uma sensação de boca seca.
De acordo com estudos, ingerir por volta de 250 mililitros de bebida alcoólica faz com que o corpo expulse de 800 a 1000 mililitros de água; uma relação de quatro vezes mais perda do que ganho.
A urina expele sais minerais e potássio que são necessários para o funcionamento adequado dos nervos e músculos ; quando os níveis de sódio e potássio ficam muito baixos, surgem as dores de cabeça, fadiga e náusea. O álcool também destrói a reserva de glicogênio no fígado, que é quebrado em glucose e enviado para fora do corpo sob a forma de urina. A falta desta fonte de energia é, em parte, responsável pela fraqueza, fadiga e falta de coordenação na manhã seguinte. Além disso, o efeito diurético expele eletrólitos vitais, como o potássio e o magnésio, que são necessários para o funcionamento adequado das células.
Mas como para evitar tal desconforto é não ingerir álcool ou beber moderadamente, o que parece ser difícil nessa época, o negócio então é ter uma boa alimentação para minimizar ressaca.
Com o estômago cheio diminui o tempo de absorção do álcool, dando ao organismo mais tempo para processar as toxinas.Beba um copo de água após cada bebida alcoólica - além de ajudar na hidratação, isto dará ao organismo mais tempo para processar o álcool, diluir as toxinas e reduzir a irritação do estômago. Uma bebida esportiva como Gatorade ou Propel, vai também repor os eletrólitos, sais e açúcar perdidos na urina; antes de dormir,tome duas aspirinas com um copo cheio de água - os inibidores de prostaglandina na aspirina podem diminuir a gravidade da ressaca.
Lembre-se de que o café, o chá e os refrigerantes desidratam ainda mais quem ingeriu álcool.

Quer saber mais???
http://saude.hsw.uol.com.br/ressaca.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário