CTC acha para você

Pesquisa personalizada

Resultados da Pesquisa

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

OPERAÇÕES UNITÁRIAS DA INDÚSTRIA QUÍMICA

Na engenharia química e seus campos relacionados,uma operação unitária é uma etapa básica de um processo e um processo tem várias operações unitárias presentes para que possa se obter o produto desejado.
Historicamente, as indústrias químicas eram consideradas diferentes em seus processos industriais e com princípios diferentes. Em 1923 William H. WalkerWarren K. Lewisand William H. McAdams escreveram o livro Os Princípios da Engenharia Química (The Principles of Chemical Engineeringe explicaram como as indústrias químicas possuiam processos regidos pelas mesmas leis da física. Eles reuniram todos estes processos similares nas chamadas de operações unitárias. Cada operação unitária segue as mesmas leis da física e deve ser utilizada em todas as indústrias químicas. Assim, as operações unitárias reunidas formam os princípios da Engenharia Química. As técnicas de projeto de operações unitárias são baseadas em princípios teóricos ou empíricos de transferência de massatransferência de calortransferência de quantidade de movimentotermodinâmicabiotecnologia e cinética química. Desta forma, os processos podem ser estudados de forma simples e unificada. Cada Operação Unitária é sempre a mesma operação, independente da natureza química dos componentes envolvidos.


Samuel Luporine possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (1985), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Atualmente é professor associado da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais, com ênfase em Polímeros, Aplicações, atuando principalmente nos seguintes temas: pvc, anidrido ftálico, degradação térmica.
Letícia Suñe possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia(1975), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1978) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas(1993). Atualmente é professora aposentada do Departamento de Engenharia Química e COLABORADORA da Secretaria de Educação Superior. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Industriais de Engenharia Química. Atuando principalmente nos seguintes temas:Leito de Jorro, Sistemas particulados, Dinâmica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário